"A escrita coletiva é uma estratégia que pode ser utilizada com objetivos distintos em uma sala de aula.
Ela envolve grupos de alunos ou toda a turma e o professor que, necessariamente, atua como mediador no processo de elaboração textual.
A produção coletiva de textos pode ser desenvolvida com crianças que ainda não estão alfabetizadas e, também, com crianças em processo de consolidação das habilidades de ler e escrever, contribuindo significativamente para o aprendizado da escrita."
Alunos das turmas A´s em momento de escrita coletiva.
A Mensagem para o cartão de aniversário foi produzida com a participação de todos.
Alguns alunos produziram suas mensagens estimulados pela atividade coletiva.
"Nos anos iniciais, no ciclo da alfabetização, a participação das crianças inicialmente, aos 6 anos, por exemplo, está voltada para o conjunto das ideias. Assim um grande volume de ideias emerge no momento da produção. À medida que avançam para os 8/9 anos, elas já começam a compreender que as ideias necessariamente precisam estar vinculadas a aspectos formais que garantem a organização do texto. No processo de construção coletiva de textos escritos, o professor sinaliza e estabelece uma interlocução garantindo novas aprendizagens. Ele é mais que um escriba das ideias do grupo."
Referências bibliográficas:
FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. Cotez, 2013.
JOLIBERT, J. et al. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
TEBEROSKY, A. Psicopedagogia e linguagem escrita. Campinas: UNICAMP, 1990.
FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. Cotez, 2013.
JOLIBERT, J. et al. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
TEBEROSKY, A. Psicopedagogia e linguagem escrita. Campinas: UNICAMP, 1990.





