Pular para o conteúdo principal

Escrita Coletiva - Mensagem para Cartão de Aniversário


"A escrita coletiva é uma estratégia que pode ser utilizada com objetivos distintos em uma sala de aula. 
Ela envolve grupos de alunos ou toda a turma e o professor que, necessariamente, atua como mediador no processo de elaboração textual. 
A produção coletiva de textos pode ser desenvolvida com crianças que ainda não estão alfabetizadas e, também, com crianças em processo de consolidação das habilidades de ler e escrever, contribuindo significativamente para o aprendizado da escrita."


Alunos das turmas A´s em momento de escrita coletiva.

A Mensagem para o cartão de aniversário foi produzida com a participação de todos. 





Alguns alunos produziram suas mensagens estimulados pela atividade coletiva. 



"Nos anos iniciais, no ciclo da alfabetização, a participação das crianças inicialmente, aos 6 anos, por exemplo, está voltada para o conjunto das ideias. Assim um grande volume de ideias emerge no momento da produção. À medida que avançam para os 8/9 anos, elas já começam a compreender que as ideias necessariamente precisam estar vinculadas a aspectos formais que garantem a organização do texto. No processo de construção coletiva de textos escritos, o professor sinaliza e estabelece uma interlocução garantindo novas aprendizagens. Ele é mais que um escriba das ideias do grupo."





Postagens mais visitadas deste blog

Recitando a Parlenda - Meu Nome

Os alunos das turmas As aprenderam a parlenda "Meu Nome". Foram desenvolvidas diversas atividades e jogos envolvendo a escrita do nome próprio e dos colegas. Registramos esse momento em que um grupo se apresentou para os colegas da Escola. MEU NOME QUEM QUISER SABER MEU NOME DÊ UMA VOLTA NO JARDIM, QUE O MEU NOME ESTÁ ESCRITO NUMA FOLHA DE JASMIM. QUEM QUISER SABER MEU NOME DÊ UMA VOLTA NO MERCADO QUE MEU NOME ESTÁ ESCRITO NA FAIXA DO COLORADO QUEM QUISER SABER MEU NOME DÊ UMA VOLTA NO QUARTEL QUE MEU NOME ESTÁ ESCRITO NO CHAPÉU DO CORONEL.

Transição para a Letra Cursiva

A transição para a letra cursiva A maioria dos alunos iniciam a escrita através da letra bastão. A medida que se desenvolvem neste processo, ou seja, adquirem firmeza e segurança, inicia-se gradualmente o processo de transição para letra cursiva.  A letra cursiva só deve ser iniciada quando o aluno já escreve com segurança a letra bastão.  Essa transição deve ser conduzida de maneira tranquila pois a criança necessitará de apoio, de muita persistência e paciência neste começo. O ideal é que o treino para a letra cursiva inicie pelo nome próprio, depois frases e gradualmente pequenos parágrafos.  Em sala de aula os alunos das turmas A´s vem sendo orientados pelas professoras como proceder a transição para a letra cursiva. E no Mês de Outubro fizemos nosso Mural em homenagem ao Dia das Crianças!

Parlendas do Folclore - sequência didática Macaca Sofia

Nesta quinzena as turmas A´s voltaram com força total!! Iniciamos o mês de Agosto com o folclore e relembrando as Parlendas populares! Os alunos fizeram atividades variadas com a Parlenda "Macaca Sofia", descobriram as rimas, reescreveram a parlenda, montaram texto fatiado e lacunado. Os cartazes já estão nas salas de aula para leitura diária, bem como o texto se encontra no caderno de leitura para praticar em casa. Os alunos também estão ensaiando a música "Seu Amigo" de Marília Duarte para apresentação para Homenagem aos Pais.